Morango, o queridinho da estação

morangos.jpg

6 receitas para sair do básico


É difícil conhecer alguém que não goste de morango. Morangos orgânicos, então… são outra história. Suculentos, saborosos, azedinhos e cheios de nutrientes, essa frutinha é um deleite só.

Mas sabia que o morango, na verdade, não é uma fruta? Pois é. Tecnicamente, as frutas são resultado do amadurecimento do ovário das plantas, e surgem após sua fecundação. O morango (assim como a maçã, o abacaxi e o caju) se desenvolve a partir de um tecido de outra parte da planta, e por isso é um pseudofruto. Não que isso importe, né? Morangos seguem sendo maravilhosos.

Outra curiosidade do morango é que ele encabeça a lista dos alimentos frescos mais contaminados, isto é, que contém maior quantidade de vestígio de agrotóxicos, segundo relatório da ONG Environmental Working Group. Mais um motivo para optar por morangos orgânicos, não é mesmo?

Mas vamos lá: morangos são deliciosos puros, nós sabemos, mas há outras formas super originais de levar os morangos à mesa (e certamente impressionar você e seus convidados para o almoço do fim de semana 😉).

#1 Salada de morango e pepino

Elegante e nada básica, refrescante e picante. Se você quer algo totalmente fora da caixa, a escolha é essa. Veja a receita da nossa equipe de cozinha aqui

Suchá super refrescante

Suchá super refrescante

#2 Suchá de hibisco, morango e limão

Uma combinação das deusas e facílima de fazer: misture chá de hibisco com suco de morango e limão. Adoce à gosto, sirva com folhas de hortelã e gelo. Sucesso na certa!

#3 Pudim de chia e morango

Cada um tem a sua receita de pudim de chia, e o legal desse preparo é que ele te dá uma base para incrementar com os ingredientes que você mais gosta. Vamos lá: 

  • 1 xícara de chá do leite vegetal da sua preferência

  • 2 colheres de sopa de sementes de chia

  • Stévia ou o adoçante da sua preferência

  • 6 morangos picadinhos

Misture todos os ingredientes em um recipiente de vidro e deixe na geladeira durante a noite (cerca de 6 a 8 horas).

#4 Vinagrete de morango

Seu churrasco ou assado nunca mais será o mesmo com essa vinagrete de morango, vinagre balsâmico e manjericão. Veja a receita completa aqui.

#5 Geleia de morango

Nham, nham!

Nham, nham!

Uma ótima forma de conservar frutas, a geleia é uma opção deliciosa para manter seus morangos por mais tempo, além de ser muito versátil: é perfeita para comer com torradas e para finalizar doces como muffins e cheesecakes. E o melhor: facinho de fazer!

Você vai precisar de 500g de morangos picados, suco de 1/2 limão e 1 xícara de açúcar. Leve os ingredientes a uma panela no fogo baixo e mexa por aproximadamente 30 minutos, até obter a consistência de geleia. Depois é só colocar em um recipiente de vidro e deixar esfriar antes de armazenar na geladeira.

#6 Salada de morango, hortelã, aipo e nozes

Existem combinações perfeitas no mundo da cozinha e morango e aipo é uma delas. Só provando para entender o que você perdeu até agora. Veja a receita da nossa equipe de cozinha aqui.

***

Tem outra dica de preparo com morangos? Queremos saber: conta pra gente nos comentários!


Você conhece a assinatura de frutas do Clube Orgânico?

São várias opções de planos para você assinar e receber em casa.

2 (1).jpg

Cestas orgânicas